FS - Pensão Alimentícia

Sistema permite cálculos para Pensão Alimentícia.

Guia passo-a-passo


A partir do recebimento do Oficio da Justiça com indicação para desconto de pensão alimentícia, siga o seguinte roteiro:

Em Funcionários\Dependentes\Documentos\Documentos -  Altere o parentesco do dependente para "Pensionista";

Em Funcionários\Dependentes\Documentos\Contas Bancárias - Insira os dados da conta bancária onde o dependente deverá receber os depósitos da pensão;

 


Em Funcionários\Dependentes\Pensão Alimentícia - Indique ao sistema os tipos de pensão que deverão ser tratados: 

a) Salários

b) Férias

c) 13º Salário

d) PLR

e) Indenizações

Além do campo PENSÃO ALIMENTÍCIA (Tipo, Situação e Evento), dar atenção para o campo "Validade" que indicará ao sistema a finalização do cálculo a partir do dia seguinte a data indicada. Caso esta data não estiver preenchida, sistema utilizara a validade da dependência do dependente para Imposto de Renda.

Nota: Se nenhuma destas alternativas estiverem presentes, o cálculo não será feito.

Outros campos importantes para o cálculo da pensão devem ser preenchidos na tela:

a) Inclusões - Onde por seleção a partir de duplo clique, escolher as opções disponíveis no sistema (Incidências) para o cálculo que são:

    - Pensão - Rend. líquido - SAL

    - Pensão - Rend. líquido - FER

    - Pensão - Rend. líquido - 13S

    - Pensão - Rend. Bruto - SAL

    - Pensão - Rend. Bruto - FER

    - Pensão - Rend. Bruto - 13S

b) Exclusões - Da mesma forma do anterior utilizar uma incidência válida criada pelo usuário para estas deduções, associando-a ao campo;

c) Valor arbitrado - Poderá indicar um valor arbitrado no oficio;

d) Indicar a "alíquota" definida no oficio - Exemplo para 1/3 = 33,33;

e) Indicar valor do Salário Mínimo - caso esteja citado no oficio;

f) Conta pensão - Indicar ao sistema em qual verba será carregado o valor do desconto da pensão;

g) Conta Base - Indicar ao sistema em qual verba será carregado o valor da base utilizada para o cálculo da pensão;

h) Conta reembolso - Caso exista algum reembolso a ser feito ao colaborador, indicar a conta em que esta devolução será feita, uma vez que o valor será compensado no cálculo da pensão atual;

i) Conta diferença - Caso exista alguma diferença a ser cobrada do colaborador, indicar a conta em que este desconto será feito, uma vez que o valor será somado ao cálculo da pensão atual;

j) Anotar se o Salário Família deve ser somado ao final do cálculo da pensão alimentícia.

Nesta tela também é permitido anexar o documento do Oficio utilizando-se a tecla "Importar", bem como "Visualizar" e ainda "Excluir", também sendo permitido incluir um "Comentário".

 As incidências citadas nas linhas "a e b" acima, são definidas na tela Parâmetros\Contas\Incidências, conforme exemplo abaixo:   

Teclando no botão ? ao lado do código da incidência sistema demonstra em quais verbas ela esta associada, conforme segue:

Nota: Caso não encontre uma incidência que atenda a definição do oficio, poderá criar uma nova incidência, associando às contas que devem fazer base para o cálculo.

Importante: Quando o funcionário possuir mais de um dependente "Pensionista", necessária a utilização de jogos de contas distintos para cada um deles.

Modelo de conta para desconto de Pensão Alimentícia:

Detalhe: As contas para desconto de Pensão Alimentícia devem estar associadas ao tipo cálculo GPJ - Desconto de Pensão Judicial.


Artigos relacionados