GT - Encerramento de Banco de Horas

Problema

Como faço para encerrar meu banco de horas e enviar o saldo positivo e negativo para a Folha de Pagamento?

Solução

Existe uma série de regras e parametrizações disponíveis no GT para configurações de diversos tipos de Banco de Horas.

De acordo com as políticas e regras do banco de horas parametrizadas, essas informações de saldo positivo ou saldo negativo podem ser enviadas para pagamento na Folha de Pagamento e o saldo zerado, para iniciar um novo período de ponto com saldo zerado, iniciando assim um novo período de apuração do banco de horas.


Nestes casos, devemos acessar a tela Gerenciador de Tempo \ Movimentos \ Controle de Horas \ Encerramento.

Após abrir a tela, devemos selecionar, na parte superior, a empresa, filial, departamento ou seção que queremos realizar a quitação do banco de horas, veja:


 


Neste exemplo, selecionamos a empresa 001, e, note na tela abaixo que o sistema listou todos os colaboradores da empresa, apresentando também qual é a data início do primeiro período de apuração do banco de horas do colaborador, o fim previsto que traz quando o banco desse colaborador foi ou será encerrado. Essa data, quando o banco ainda não foi encerrado, será a data do último dia do período atual aberto.

Além disso, traz o Fim Real, essa informação é a data correta de quando foi encerrado o banco, que pode ser diferente do Fim Previsto para casos de demissão, por exemplo.

Quando você encontrar o "flag" Encerrar marcado, significa que aquele colaborador já teve a opção para encerramento do banco marcado e o saldo final atual dele, em virtude dessa marcação, estará zerado e consultado os resultados, veremos que o sistema está enviando esses resultados para a folha de pagamento.


Encerrando o banco de horas

Esse encerramento pode ser individual, marcando o "flag" Encerrar no final da linha de cada colaborador ou coletivo, para isso, basta clicar no botão "Encerrar Todos". Após clicar no botão, note que a tela marcará automaticamente todos os colaboradores e, após salvar essa inclusão de informações, devemos reprocessar o sistema para que o banco de horas de todos os colaboradores sejam encerrados.



Importante: Sempre é importante frisar que essas alterações devem ser realizadas com cuidado, se atentando ao nível de parametrização que estamos realizando (Tipo, Política ou Grade).


Caso a Empresa possua uma quantidade grande de colaboradores, é importante navegar em todas as páginas dessa tela para certificar de que todos os colaboradores foram selecionados.


Além disso, orientamos também que, em todo encerramento de banco de horas, sejam emitidos os relatórios de conferência para garantir que todos os colaboradores ficaram com o saldo zerado para o período vigente.


Encerrando o banco de horas via parâmetro

Uma outra forma de realizar a quitação do banco de horas é zerando os limites de saldo, fazendo com o que GT pague / desconte todo o saldo dos colaboradores. Isso se faz necessário quando temos casos em que via tela, como no exemplo anterior, o sistema não conseguiu quitar o saldo devido a transferências entre empresas, por exemplo.

Nesse caso, acesse a parametrização de acordo com a regra atual, normalmente as grade que realizam controle de banco de horas possuem um "Tipo" específico, e, alterando o Tipo, todas as grades passarão a atender a regra.

Acesse a tela Parâmetros / Grade de Horas / Tipo, posicionado na corporação para que todas as empresas atendam a nova regra ou na empresa que deverá ser encerrado o banco, nesse caso, somente a empresa posicionada atenderá a regra. Note na tela abaixo que estamos posicionados na 000-Corporação:

Posicionado no Tipo "Contas de Banco de Horas", como no exemplo acima, localize o agrupador "Controle de horas". Em seguida, nos parâmetros, altere os parâmetros conforme abaixo:


Conforme exemplificado acima, informamos para o GT que tanto o limite positivo quanto o limite negativo serão 0(zero), assim, indicando ao sistema que todos os colaboradores que estiverem na regra de Tipo deverão ter seus saldos quitados na Folha de Pagamento atual.

Lembrando que toda alteração de regra para se verificar o resultado, faz-se necessário o processamento geral do ponto e a emissão dos relatórios para conferências.


IMPORTANTE: Após o fechamento desse período, esses parâmetros acima deverão ser alterados novamente, informando os mesmos limites atuais para que o GT volte a acumular o saldo de banco de horas.



Artigos relacionados