GT - Parametrização Jornada Semanal

É comum em alguns clientes que seja parametrizado no GT uma regra de jornada semanal, onde, o colaborador precisará cumprir sua Jornada estipulada na regra, por exemplo, jornada de 44 horas e caso esta jornada não seja cumprida, o sistema lança atrasos e horas extras.

PARAMETRIZANDO

Primeiramente, devemos cadastrar o tipo de regra da Jornada, e para isso, devemos criar uma grade, com o horário núcleo.

Esse horário núcleo, diferente de horário previsto onde o colaborador precisa seguir esse horário para não gerar apontamentos, o horário da grade do tipo jornada servirá apenas para compor as 44 horas e deverá ser cadastrado com apenas entrada e saída, conforme exemplo abaixo, pois, como é Jornada, não temos como precisar qual horário de intervalo o colaborador realizará.






Importante: O sábado também deverá conter horário núcleo para composição das horas em casos de feriados.


Após o cadastramento do horário, devemos parametrizar as regras a serem adotadas:




No agrupador Jornada, devemos configurar os campos conforme abaixo:

Jornada: Quantidade de horas -> Se a jornada é 44 horas semanais, teremos mais 7:20 de DSR que precisarão ser somados na configuração, resultando no valor de 5.120, pois, este campo entende o valor de 51:20.

Jornada: Tipo de Período -> Este campo é o que está com os Valores de configuração acima e devemos escolher o tipo de Jornada, no nosso caso, escolheremos 44 horas semanais, ou seja, escolheremos a opção “S - Finaliza à cada DSR”.

 

Além disso, as contas de DSR precisarão estar cadastradas também:



As contas de DSR, na ABA Informativa, deverão ser cadastradas e não podem ser repetidas, ou seja, as 4 contas precisam ser diferentes, pois, caso cadastremos contas repetidas, o GT dobra o valor do DSR na apuração da semana.



E as contas de afastamento e férias também precisam ser cadastradas, pois, caso o colaborador entre de férias ou se afaste, nas configurações de Jornada o sistema lança as horas do afastamento e férias para compor os resultados da semana:




OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Devemos parametrizar as grades com horário núcleo, lembrando de configurar também o sábado (folga), pois, o sistema precisará dessas horas para compor o total em casos de feriado.
  • No agrupador DSR: Devemos parametrizar o campo “Assume feriado” com a opção “N – Feriado é dia Normal”, assim, caso seja necessária a inclusão de marcações, o sistema permitirá o lançamento.
  • Devemos também parametrizar, caso seja necessidade do cliente, que a cada 6 horas trabalhados em dias normais, dsr e folgas, o sistema desconte 1 hora extra, o sistema entenderá essa regra para diminuir 1 hora trabalhada relativa ao almoço.
  • Outro detalhe importante é que todos os limites deverão estar com 999 horas, pois, este tipo de parametrização não está preparado para separar o apontamento em fatores diferentes.

Artigos relacionados