FS - Calendário de Cálculo

Guia passo-a-passo

Calendário de Cálculo

Onde: Organização\Calendário\Cálculos

Devem ser criados os calendários de cálculos para cada data de processamento da empresa. Cada empresa tem calendários distintos, não existindo a obrigatoriedade de todas estarem processando o mesmo calendário.

Um calendário de cálculo é definido através de:

  • Data de Evento - Cadastrar a data de competência que se deseja, por exemplo, o último dia do mês nos calendários de cálculos para pagamento mensal.
  • Descrição do Evento – Escolher na lista de valores o evento que se pretende calcular. O Evento irá definir, no momento do cálculo, quais rotinas serão processadas, assim, em um evento de Adiantamento Quintezal, somente este cálculo será executado, já em evento Pagamento Mensal, as rotinas de Salário, INSS, IRRF, etc., serão processadas.
  • Descrição do Calendário – Texto livre para identificar o cálculo a ser executado.
  • Data de Crédito – Deve ser observado pelas empresas que operam com o Regime de Caixa, pois o mês deve ser seguinte ao do mês da Data de Evento (5º. Dia útil). O cálculo do IRRF irá respeitar a data de crédito para apuração do rendimento tributável.
  • Mês/Ano Referência - Este campo deve ser informado somente para os calendários de cálculos identificados como folha complementar, quando ocorrer reajuste de salário por dissídio coletivo em atraso (IN20).
    Versão – Este campo é carregado a cada vez que o cálculo for executado, e será demonstrado nos relatório para eventual comparação.
  • Encerrado – Este campo fica com o preenchimento = Não, até que o mesmo seja processado e os líquidos sejam verificados.

Um evento só pode ser encerrado se a empresa estiver calculada e sem erros. Esta operação não pode ser revertida, e após o encerramento, o sistema fica posicionado sobre o próximo evento cadastrado.

Utilizando o a tecla TAB ( <- -> ) na inclusão das informações o sistema identifica se a Data de Evento ou a Data de Crédito é final de semana ou feriado, exibindo mensagem sugerindo a troca para dia útil anterior ou posterior. A data do evento deve ser mantida, a data de crédito deve ser alterada, respeitando a competência.



Artigos relacionados